Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotícias15 anos sem Tim Lopes: jornalistas do Rio se unem em homenagens...

15 anos sem Tim Lopes: jornalistas do Rio se unem em homenagens ao repórter

Um dia de homenagens para 15 anos de saudades. Nesta sexta-feira, dia 2 de junho, a categoria dos jornalistas se uniu para celebrar a memória de Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, o Tim Lopes – que, em 2002, foi brutalmente assassinado por traficantes da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, ao apurar reportagem para o ‘Fantástico’, da Rede Globo. O crime chocou o país e foi um divisor de águas para a categoria dos jornalistas ao lançar luzes para o debate sobre a segurança dos profissionais de imprensa no Brasil.
“Se a morte do Tim trouxe muito receio por parte da imprensa, ela deixa espaço para uma reflexão sobre o papel do jornalista e da responsabilidade da sociedade na questão da violência”, disse o jornalista Bruno Quintella, filho de Tim Lopes e também diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).
FOTOGALERIA: veja como foram as homenagens a Tim Lopes
As homenagens a Tim Lopes começaram cedo. Às 7h30, o padre Omar Raposo rezou uma missa aos pés do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, com a presença de familiares, amigos e representantes de entidades de defesa dos jornalistas e dos direitos humanos, entre elas o SJPMRJ. Também participaram estudantes da Escola Municipal Tim Lopes, que fica no Complexo do Alemão – região onde o jornalista foi morto.
Já na Praia de Copacabana, a ONG Rio de Paz expôs fotos de Tim Lopes e outros jornalistas mortos no exercício da profissão para reivindicar o fim da violência contra profissionais da imprensa no Brasil e do mundo. Jornalistas e integrantes da diretoria do SJPMRJ depositaram rosas sob a foto de Tim Lopes fincada nas areias de Copacabana e fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas.
No início da tarde, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) exibiu o documentário ‘Histórias de Arcanjo’, que conta a vida de Tim Lopes a partir da visão de seu filho, o também jornalista Bruno Quintella. Após a exibição, foi realizada uma mesa redonda com a participação de Beth Costa, secretária-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e conselheira fiscal do SJPMRJ, André Luiz Azevedo, repórter da TV Globo, Domingos Meirelles, presidente da ABI, além de Bruno Quintella.
Durante o debate, Beth Costa lembrou a reação dos jornalistas na época da morte de Tim Lopes:
“Começou um debate muito grande sobre a questão da segurança da categoria. Toda a imprensa, dos jornais impressos e da TV, se reuniu para investigar o crime. O monitoramento dos profissionais mudou muito após seu falecimento, levando ao isolamento das equipes. A morte do mensageiro provocou a reação da categoria. O jornalismo é atividade essencial para desenvolver a democracia. Só esse ano já morreram 30 profissionais de imprensa no mundo, a maior parte no México”
E a memória de Tim Lopes não ficará restrita ao 2 de junho. O legado do repórter inspirou a criação do prêmio UTV/Canal Brasil Viva Tim Lopes, destinado a estudantes universitários. O concurso foi lançado após a solenidade na ABI e selecionará documentários de até 15 minutos sobre a importância de Tim Lopes para o jornalismo. As inscrições começaram nesta sexta-feira e seguem até 15 de outubro. O vencedor será anunciado em novembro. Confira aqui o regulamento.

Mais notícias