Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 24, 2024
InícioCOJIRA1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial defende erradicação do racismo...

1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial defende erradicação do racismo na mídia

Iniciativas para erradicar o racismo na mídia foram o ponto central das discussões do 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial, realizado na semana passada em Maceió. O evento trouxe a tona questões como a visibilidade da cultura e das demandas específicas dessa população, além da troca de experiências sobre o jornalismo dedicado às questões de gênero. Foi aprovada ainda, por unanimidade, uma tese que recomenda à Fenaj e aos sindicatos que ampliem a campanha de inclusão e atualização da autodeclaração etnicorracial nas fichas cadastrais dos jornalistas.
O evento contou com a participação de integrantes das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia, além do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Rio Grande do Sul, que agregam profissionais engajados na discussão da temática, além de representantes dos demais sindicatos da categoria em outros Estados do Brasil.
O Enjira começou a ser idealizado em 2004, quando as Cojiras do município do Rio e de São Paulo, impulsionadas pelo Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Rio Grande do Sul, apresentaram tese conjunta sobre a invisibilidade às questões etnicorraciais no 31º Congresso Nacional de Jornalistas na Paraíba, lembra Sandra Martins, integrante da comissão carioca.
“A realização do Enjira foi resultado de um vigoroso exercício de paciência e aprendizado na arte da articulação e sensibilização de corações e mentes. Enfim, o saldo foi bastante positivo, basta agora o cotidiano compromisso de tornar realidade os pleitos defendidos nas 12 propostas prioritárias do 1º ENJIRA e na Carta da Igualdade de Maceió”, avalia Sandra Martins.

Mais notícias