Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotícias2º Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação será no dia 20 na...

2º Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação será no dia 20 na UFRJ. Confira a programação

Do site do 2º EEDC
O golpe institucional parlamentar que atingiu a nossa democracia em abril do ano passado e derrubou uma Presidenta legitimamente eleita por mais de 54 milhões de votos, foi também um golpe midiático, pois a atuação da maior parte da mídia privada e oligopólica do país, com sua constante manipulação da informação, foi a de ajudar a organizar e incentivar a fraude do impeachment.
Não satisfeitos com isso, os principais meios de comunicação do país, liderados pela Rede Globo, continuaram com sua estratégia golpista, apoiando o governo ilegítimo e suas inúmeras medidas e reformas antipopulares e antidemocráticas. Em troca, o governo golpista tem procurado agradar ao máximo ao oligopólio da mídia privada, com iniciativas que restringem a liberdade de expressão e fortalecem a visão do “pensamento único”: desmonte da comunicação pública e da EBC, transferência do patrimônio de mais de R$ 100 bilhões para as empresas de telecomunicações e eliminação do regime público no setor, perseguição a blogueiros progressistas, corte de verbas publicitárias para as mídias alternativas, incentivo a demissões de jornalistas com perfil mais independente, censura a meios de comunicação.
Diante deste quadro de retrocesso democrático, só nos resta resistir. O FNDC convocou o seu 3° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que será realizado em Brasília, de 26 a 28/05 (maiores informações clique aqui) , tentando repetir o sucesso do evento do ano passado, em B. Horizonte, que chegou a reunir mais de 700 ativistas de todo o país. Igualmente, a FaleRio/FNDC-RJ, está convocando o 2° Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação, que acontecerá no próximo dia 20/05, das 09 às 18 hs, no Centro de Altos Estudos, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
PROGRAMAÇÃO
09h às 11:30h – Mesa de abertura: “A Luta pelo Direito à Comunicação em Tempos de Resistência Democrática” – Miguel do Rosário (Blog O Cafezinho), Beth Costa (FENAJ/FNDC), Rodrigo Marcelino (Jornal Brasil de Fato), Felipe Carioca (Mídia Ninja) e Gizele Martins (Jornal O Cidadão, da Maré).
11:30h às 13h – Grupos de Debate:
1) Mídias alternativas, populares, comunitárias, livres e sindicais – É possível trabalhar em rede?;
2) Telecomunicações – O golpe dentro do golpe;
3) Internet Livre e Democrática – O risco do retrocesso;
4) Comunicação Pública – A agenda da resistência;
5) Políticas de Formação para a Comunicação Popular e Alternativa – Experiências e Alternativas;
6) Monitoramento Crítico da Mídia – Experiências e Iniciativas.
Obs.: Cada grupo terá coordenadores/provocadores do debate.
13h às 14h – Intervalo para o almoço.
14h às 16h – Continuação do debate nos grupos.
16h às 18h – Plenária Final: apresentação resumida das propostas debatidas nos grupos, e eleição dos delegados da FaleRio/FNDC-RJ para a XX Plenária Nacional do FNDC (atenção, neste item, votam apenas as entidades formalmente filiadas ao FNDC).

Mais notícias