Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotícias3 de Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

3 de Maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Hoje, 3 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data foi criada em 1993 pela UNESCO – órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – para chamar a atenção à impunidade dos crimes cometidos contra jornalistas e comunicadores no mundo inteiro. Tais violações incluem desde censura de informações no local de trabalho até assassinato e tortura de profissionais da imprensa, além de arbitrariedades em decisões judiciais contra jornalistas.
Presente na Constituição de 1988, a Liberdade de Imprensa ainda é um direito incompleto em nosso país. Um ranking elaborado este ano pela ONG Repórteres Sem Fronteiras com 180 países colocou o Brasil em 103º lugar. No ano passado, o Brasil não estava em melhor posição: 104º lugar.
Já a Federação Nacional dos Jornalistas informa em seu Relatório de Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2016 que as violações cresceram 17,52% em 2016, na comparação com o ano anterior, chegando a 161 ocorrências envolvendo 222 profissionais de imprensa no país.
No Brasil, as violações ocorrem principalmente por conta de assassinatos no interior do país, da endêmica repressão policial aos jornalistas e comunicadores em manifestações nas grandes cidades, de censura arbitrária em decisões judiciais e da alta concentração dos meios de comunicação, que sufoca a pluralidade de vozes e opiniões na imprensa nacional.
Não vamos nos calar diante da impunidade dos crimes contra jornalistas e comunicadores!
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Mais notícias