Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioCOJIRAOficina reúne Cojira e formação no Sindicato

Oficina reúne Cojira e formação no Sindicato

A primeira parceria entre a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) e a diretoria de formação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro foi bem sucedida ao promover a oficina “Lei 10.639/03: para além do chão da escola, a construção de uma sociedade antirracista“, que reflete sobre como materiais jornalísticos, publicitários e documentais (mais especificamente na forma de documentários em vídeo e película) podem contribuir para o combate ao racismo no Brasil.
A oficina foi produzida pelas mestrandas Ana Gomes, Luciana Ribeiro e Zamara Pinheiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), orientadas pela professora Maria Elena Viana Souza coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Étnico-raciais (GEPEER) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A professora e jornalista Carmen Pereira representou a diretoria de formação do sindicato na realização deste trabalho.
O objetivo desta oficina é sensibilizar profissionais e estudantes do ensino superior (especialmente da área de Comunicação Social) para o conhecimento mais aprofundado da lei federal 10.639/03 (que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)) e seu importante papel na promoção de uma sociedade antirracista. Vale lembrar que o tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 04/ 12/ 2016, foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, que pediu ao candidato para apresentar “proposta de intervenção que respeite os direitos humanos”. A previsão é que a mesma oficina retorne ao sindicato no segundo semestre de 2017.
A metodologia da oficina parte da exibição do curta-metragem Alma no olho de Zózimo Bulbul. Em seguida são mostrados exemplos de matérias jornalísticas e peças publicitárias analisados com visão crítica baseada nas leituras de obras de Aimé Césaire, Anibal Quijano, Frantz Fanon, Kabenguele Munanga, Lélia Gonzalez, Lia Vieira, Maria Elena Viana Souza e Thomas Skidmore, além da documentação oficial que regulamenta a Lei 10.639/03. Nesta análise também os livros didáticos são colocados na berlinda, visando com isso tornar todo este conjunto de obras um material pedagógico antirracista, além de pensar como tem ocorrido a formação étnico-racial nos cursos superiores.
A oficina contou com as participações do professor Kássio Motta da Faculdade Helio Alonso (FACHA) onde leciona no curso de Jornalismo e da jornalista Iara Cruz, experiente profissional da imprensa especialmente com atuação na televisão e que atualmente, trabalhando na TV ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), produz um documentário sobre a história do negro no Brasil com estréia prevista para o primeiro semestre de 2017.

Mais notícias