Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasAssembleia de jornalistas em assessorias será na quarta-feira, às 20h, no Sindicato....

Assembleia de jornalistas em assessorias será na quarta-feira, às 20h, no Sindicato. Participe!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) convoca para assembleia da Campanha Salarial 2017 ​para a próxima quarta-feira, dia 17​/05​, às 20h, em nossa sede (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro)​. todos os jornalistas que trabalham em empresas de assessorias de imprensa, comunicação integrada, publicações empresariais, clipping, promoção de eventos institucionais, produção de vídeos empresariais, relações governamentais, produção visual, desktop publishing, auditoria de opinião, marketing institucional, projetos e de demais serviços de comunicação. Todos os jornalistas, sindicalizados ou não, poderão participar da assembleia​. A sua ​presença é importante!
Na assembleia, será apreciada a pauta de reivindicações a ser entregue ao SINCO – sindicato que reúne as empresas -, ​para que tenham início as negociações da Convenção Coletiva. A data-base é 1º de junho. Este segmento está desde 2012 sem um novo acordo salarial. O ajuste firmado à época tem sido renovado automaticamente em suas cláusulas sociais a cada ano, mas as empresas têm se recusado a discutir reajuste e outras compensações econômicas aos jornalistas nas assessorias.
Não por acaso, as reivindicações salariais foram as mais votadas pelos 90 jornalistas deste segmento que participaram de pesquisa online do Sindicato. Das 14 opções apresentadas, aumento real nos salários (59,09%), piso salarial (46,59%) e reajuste salarial (44,32%) foram as mais votadas. Confira aqui o resultado completo da pesquisa de condições de trabalho e salário nas assessorias.

Vem das empresas a dificuldade em celebrar uma nova Convenção Coletiva. Além de ter sido convidado diversas vezes pelo Sindicato a negociar acordo salarial, o SINCO já participou de mesas redondas no Ministério do Trabalho e foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT)​,  mas as medidas não surtiram efeito.
Nos últimos anos, o sindicato patronal trava batalhas com os sindicatos de jornalistas de todo o país, inclusive na Justiça, alegando que assessor de imprensa não é jornalista profissional e, portanto, eles não são obrigados a negociar acordos com as entidades de classe da categoria.
Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) reconheceu que assessor de imprensa é jornalista em decisão relativa ao dissídio 2015-2016. Os patrões vinham se recusando a negociar com o SJPMRJ sob a alegação de que não empregavam jornalistas, mas o próprio estatuto do SINCO e a abrangência definida na última Convenção Coletiva provaram que o sindicato patronal representa empresas que desempenham funções jornalísticas. Desta forma, a Justiça entendeu que a Convenção Coletiva dos jornalistas em assessorias deve ser celebrada com o SJPMRJ. As empresas recorreram à decisão e o dissídio 2015-2016 agora deve ser julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Portanto, a sua participação na assembleia desta quarta-feira é fundamental para que o nosso Sindicato mostre força e pressione os patrões a negociarem um acordo salarial justo. Participe!

Mais notícias