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Audiência Pública na Câmara Municipal propõe criação de Grupo de Trabalho para eventos

A criação de um Grupo de Trabalho que irá definir normas e procedimentos  para  o trabalho da imprensa  na  cobertura de Carnaval e outros grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro foi a proposta aprovada  na Audiência Pública realizada nesta quinta feira dia 21/9 , no Plenário da Câmara Municipal do Município do Rio de Janeiro.

Sugerida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro à Comissão Permanente de Cultura da Câmara, que é presidida pelo Vereador Reimont, contou com representantes do Ministério Público do Trabalho, RIOTUR, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Corpo de Bombeiros e da LIESA.

A audiência teve inicio com um relato audiovisual feito pelo SindJor, demonstrando todas as dificuldades para  a realização do trabalho na Passarela do Samba enfrentadas pelos profissionais de rádio e TV, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos e  jornalistas  de sites especializados.

A exposição do sindicato realizada pelos diretores Sonia Fassini e Fábio Tubino,  relembrou os acidentes ocorridos no evento deste ano, que resultou em trinta pessoas feridas  e causou a morte da radialista Liza Carioca por sequelas do acidente, dois meses após o evento. Segundo a radialista Lucia Melo, também vítima no acidente, ninguém recebeu  qualquer auxilio  das entidades responsáveis  pelo evento.

Na exposição, o sindicato sugeriu sete providências já para os Desfiles das Escolas de Samba 2018 como a criação de um corredor de deslocamento, a mudança do local das cabines de Rádio e TV, maior critério da distribuição das credenciais, a fiscalização pelo SJPMRJ dos credenciamentos aos jornalistas, a disponibilização de uma cabine para os sindicatos, o treinamento para seguranças e criação de um centro de mídia específico para o Carnaval.

As autoridades presentes abordaram os diversos aspectos das responsabilidades inerentes à cada entidade, mas foram unânimes na aceitação da criação de um grupo de trabalho, a partir da  abertura do debate  em torno da questão do planejamento, visando  atender às urgências da cobertura da imprensa no Sambódromo.

O jornalista Anderson Baltar, da Rádio Arquibancada , concordou com as propostas do sindicato e sugeriu mais atenção para a cobertura da imprensa no período pré-carnavalesco, em especial nos desfiles técnicos que antecedem o carnaval.

O radialista e jornalista Robson Machado, sugeriu atenção também para os que fazem a cobertura dos grandes eventos, em especial os grandes blocos que atualmente arrastam multidões para as ruas. A jornalista, pesquisadora de carnaval e doutoranda em Memória , Bárbara Pereira, destacou o aspecto cultural genuinamente carioca das escolas de samba,  copiadas em todo Brasil e até no exterior, e fez um apelo para que não deixemos morrer o carnaval.

Por sugestão da Procuradora do Ministério Público do Trabalho , Dra. Cynthia Maria Simões Lopes, a discussão deve contemplar também as demais categorias envolvidas no carnaval, onde as relações de trabalho são, na maioria das vezes,  precárias , com longas jornadas, além de não oferecer condições de segurança.

Por fim o, o Juiz Federal Wilson José Witzel, destacou o aspecto do ente público gestor do carnaval tornar legal a realização dos eventos, através de contratos de longo prazo, com normas contratuais claras sujeitas a fiscalização, definindo direitos e deveres dos entes contratantes.

Ao final , o Presidente da Comissão de Cultura e da Audiência, Vereador Reimont sugeriu que a condução do Grupo de Trabalho seja feita pelo Ministério Público do Trabalho, com o apoio da Câmara Municipal, o  que foi aceito pela Procuradora Cynthia Simões Lopes. A primeira ação do Grupo de Trabalho deverá acontecer ainda nos quinze dias iniciais de outubro, com uma visita ao Sambódromo.

 

Veja matéria publicada no Jornal Extra:

https://m.extra.globo.com/noticias/extra-extra/liesa-diz-que-vai-diminuir-credenciados-na-concentracao-do-sambodromo-21858420.html?utm_source=WhatsApp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar