Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasBloco Imprensa que eu Gamo desfila neste sábado em Laranjeiras

Bloco Imprensa que eu Gamo desfila neste sábado em Laranjeiras

Bloco preferido dos jornalistas cariocas, o Imprensa que eu Gamo desfila neste sábado (11) em Laranjeiras. A concentração está marcada para 14h no Mercadinho São José e contará com roda de samba com Serginho Procopio. Este será a 22ª vez que o Imprensa vai botar o bloco na rua. No ano passado, o desfile arrastou mais de 10 mil foliões pelas ruas do bairro da Zona Sul do Rio.
Mas nem sempre foi assim. O primeiro desfile atraiu, se muito, 500 pessoas, lembra o jornalista Ivan Accioly, que compõe hoje a diretoria do bloco. “Nessa época, a maioria do público era de fato jornalista”, ressalta, com bom humor.
O Imprensa que eu Gamo foi criado em uma mesa de bar por jornalistas que haviam acabado de sair da cobertura de uma passeata pela paz ocorrida no Centro do Rio em novembro de 1995. Com ajuda de um colega aqui e outro ali, afirma Ivan Accioly, foi possível realizar o primeiro desfile meses depois, em fevereiro, partindo no Mercadinho São José.
A hoje tradicional data do desfile do Imprensa que eu gamo: dois sábados antes do início do Carnaval – também ficou estabelecida ali. Com o passar dos anos, e muita notinha de divulgação publicada imprensa carioca afora, o bloco foi ganhando corpo para além da categoria dos jornalistas. Primeiro foram os moradores de Laranjeiras que caíram em suas graças, depois cariocas de outras partes da cidade, turistas e os foliões mais variados. Em 2015, no auge, o Imprensa reuniu 16 mil pessoas.
“O crescimento do público, porém, não fez o bloco perder a essência e a identificação com os jornalistas. Mantivemos tradições importantes, como a obrigatoriedade de ao menos um jornalista entre os compositores quer disputam o samba a cada ano”, afirmou Accioly. As camisas do bloco também são sempre assinadas por ilustradores e diretores de arte.
O samba do bloco também reflete a alma do jornalista que, sempre inquieto, está por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. “As letras são sempre criativas e com espírito crítico. Essa é uma característica marcante do Imprensa. O samba é uma crônica dos principais fatos e personagens que permearam o noticiário no ano anterior. Para 2017, por exemplo, teremos Eike Batista, Cabral e o prefeito de São Paulo, João Dória, que pintou a cidade de cinza”, disse Accioli.
Este ano, sete canções foram inscritas para a escolha do samba. A vencedora foi “Imprensar-te-ei”, composição de autoria de Caio Nolasco, Carlos Fidelis, Chico Nogueira, Djalma Junior, Gabriel Goyanes, Guilherme Pecly, Paulo Fraiz, Rodrigão e Tiago Prata. Confira a letra abaixo:
IMPRENSAR-TE-EI
Autores: Caio Nolasco, Carlos Fidelis, Chico Nogueira, Djalma Junior, Gabriel Goyanes, Guilherme Pecly, Paulo Fraiz, Rodrigão e Tiago Prata
Primeiramente:
Diretamente se escolhia o presidente
Seu editor o que aconteceu?
Entrei no uber e a gente se perdeu
Ai, ai Eike confusão
Bangu é o novo point de grã-fino no verão
Tá virando lema, a sacanagem suprema
E eu que sempre trabalhei, sei lá se aposentar-me-ei
Faz chover, bateria
Felicidade, Amor
É carnaval, deixa a crise no passado
O futuro é a gente lado a lado
Ó, seu Cabral…
Ganhou anel, perdeu a nau
Tá esculachado
Réu e juiz até parecem namorados
Tenho convicção, não precisa delação, é fato!!!
Eles afogam o ganso
O povo é quem paga o pato
O Rio tá crente, São Paulo mais cinza
Graças a deus eu tô no Mercadinho
Vem coleguinha a alegria voltou
Imprensa Que Eu Gamo chegou!

Mais notícias