Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioDestaqueCampanha salarial: assembleia traça estratégias de mobilização nas assessorias

Campanha salarial: assembleia traça estratégias de mobilização nas assessorias

Assessor de imprensa também é jornalista. Este deve ser o lema a embalar as mobilizações da campanha salarial deste ano, de acordo com o debate realizado na assembleia na última terça-feira (28/10), no auditório do Sindicato. O reconhecimento dos assessores como parte da categoria dos jornalistas é importante como forma de barrar práticas comuns atualmente, como filiação a outros sindicatos, como de comerciários, e a expansão desenfreada da ‘pejotização’, na qual a empresa retira direitos trabalhistas do funcionário, que é submetido a um contrato de pessoa jurídica.
No encontro, foi abordada ainda a necessidade da realização de debates junto às assembleias da categoria para esclarecer questões importantes sobre as condições de trabalho em assessorias de imprensa e a importância do Código de Ética no dia a dia. Os temas podem variar desde o cumprimento da jornada legal de cinco horas até a importância de um piso salarial que balize as remunerações desses jornalistas na cidade, passando pela questão ética que envolve o cotidiano do assessor. Ao fim da assembleia, os jornalistas reafirmaram a importância da mobilização para garantir um acordo salarial justo e mais direitos e benefícios.
A pauta da campanha salarial dos jornalistas de assessoria reivindica reajuste pelo IPCA-Rio e aumento real, piso salarial de R$ 5.231 entre outros itens. Em reunião preliminar com o Sindicato no início do mês, os representantes das empresas rejeitaram a hipótese de conceder aumento real este ano, oferecendo apenas a reposição pela inflação do INPC de julho deste ano (mês da data-base): 5,86%.

Mais notícias