Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioCOJIRACojira-Rio promove pré-estréia do documentário "Brasil Negro: Escravidão e Preconceito "

Cojira-Rio promove pré-estréia do documentário "Brasil Negro: Escravidão e Preconceito "

No dia 27 de março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em uma promoção de sua Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), exibirá, em pré-estréia, o documentário “Brasil Negro: escravidão e preconceito”. Com direção e roteiro da jornalista Iara Cruz, o filme relata a importância de negras e negros na formação histórica e econômica do país, incluindo o período do regime escravocrata entre os séculos 16 e 19.
O documentário será exibido às 19 horas, no auditório do sindicato e segundo a documentarista “foram ouvidos diversos historiadores que contam como a presença dos africanos contribuiu para a formação da língua, costumes e cultura no Brasil. Mostra também de que forma o comportamento da sociedade escravista se repete nos dias atuais.” Após a exibição participarão dos debates os historiadores e mestres em Educação e História, Carla Lopes e Claudio Honorato, respectivamente.
Confirme presença no evento no Facebook
Iara Cruz, que também é membro do Conselho Fiscal do Sindicato, destaca que em pleno século 21, o negro no Brasil “ainda luta para conquistar o seu espaço na sociedade contemporânea, embora, inegavelmente, tenha papel relevante na construção da nossa economia. A dívida histórica é inegável. O que pode ser feito para abater, pelo menos, parte desta dívida histórica? Como resgatar e reconhecer o devido valor da população afrodescedente?”, indaga a documentarista.
O evento integra as atividades relacionadas aos vinte e um dias de ativismo contra o racismo ( de 06 à 27/03/17 ) com eventos produzidos por grupos do movimento negro em todo o país, cujo ápice acontece em 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Nesta mesma data, em 1997, Zumbi dos Palmares é elevado ao Panteão dos Heróis Nacionais pelo Estado brasileiro, sendo este o maior reconhecimento formal de sua importância para a História do Brasil.
Ficha técnica de “Brasil Negro: escravidão e preconceito”
Direção e roteiro: Iara Cruz
Edição: Iara Cruz e William Vieira
Produção: TV Alerj
Pré-estréia dia 27 de março, segunda-feira, às 19h , no auditório do
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro na rua Evaristo da Veiga, 16 17° andar, Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.
Entrada Franca

Mais notícias