Torrent Downlaods

Comissão de Ética SJPMRJ

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro segue o Regimento Interno das Comissões de Ética, que regula o seu funcionamento, definindo seus objetivos, finalidades e atribuições e disciplinando, assim, a aplicação do Código de Ética dos Jornalistas.

A Comissão de Ética é um órgão judicante, independente, com poderes para apreciar, apurar e julgar as denúncias de transgressão ao Código de Ética dos Jornalistas, cometidas por jornalista na jurisdição da entidade sindical.

Antes de apresentar denúncia a Comissão de Ética a pessoa deve ler com atenção do Regimento Interno visando garantir a legitimidade de sua representação. É importante também consultar o Código de Ética dos Jornalistas conferindo se sua denúncia esta ancorada no referido código.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode representar fundamentadamente à Comissão de Ética. Esta denúncia deve ser protocolada, em envelope lacrado, endereçado ao presidente da Comissão de Ética, na sede do Sindicato dos Jornalistas (Evaristo da Veiga, 16/17º. Centro, Rio de Janeiro).

Na representação, deverá constar exposição detalhada do caso de abuso profissional, incluindo todos os indícios e provas existentes para que o acusado possa defender-se. O processo tramita em sigilo até seu julgamento final.

Após protocolada a representação, conforme o regimento, o presidente da Comissão de Ética enviará cópia em até 30 dias aos membros do colegiado e os convocará para decidir sobre aceitação ou arquivamento da denúncia. A decisão final do caso é publicada em todos os meios dos quais o Sindicato dispuser.

Aqui, texto completo do Regimento Interno das Comissões de Ética.

Aqui, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Integrantes da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

 

Ana Maria Costabile

Angélica Basthi

Celso de Castro Barbosa

Gilberto Severo

Marco Antônio Narvaez

Contato Comissão de Ética Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio: eticanojornalismo@jornalistas.org.br