Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 24, 2024
InícioDestaque 2Diretora da Unesco condena assassinatos de jornalistas

Diretora da Unesco condena assassinatos de jornalistas

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova (foto), condenou nesta semana os assassinatos de dois jornalistas brasileiros.
Paulo Roberto Cardoso Rodrigues foi baleado na noite de 12 de fevereiro em Ponta Porã, cidade próxima à fronteira com o Paraguai. Quatro dias antes, Mário Randolfo Marques Lopes foi sequestrado e depois morto junto com sua companheira, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A diretora-geral mostrou preocupação com a violência contra jornalistas no País e pediu que se investigue a fundo estes crimes para proteger a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.
“Os assassinatos de Roberto Cardoso Rodrigues e Mário Randolfo Marques Lopes são inaceitáveis”, disse Irina. “Essas mortes são um ataque intolerável à profissão do Jornalismo e ao direito humano fundamental à liberdade da palavra. Peço uma investigação exaustiva sobre ambos os crimes. É essencial que os jornalistas possam continuar informando sem temer por suas vidas e a segurança de seus familiares”, concluiu Bokova.
Fonte: Unesco
Foto: Bob Krasner/Unesco
LEIA MAIS: Polícia Federal deve investigar crimes contra os jornalistas

Mais notícias