Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaque 2Em busca da reposição salarial que a inflação levou

Em busca da reposição salarial que a inflação levou

Com a previsão de inflação do período de 1° de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013 estipulada em 6,04%, os jornalistas cariocas devem se preparar para as propostas dos representantes empresariais na mesa de negociação, a partir de janeiro. É esperar para ver.
No ano passado, por exemplo, a piada inicial dos donos de veículos de rádio, TV, jornal e revista propunha um reajuste de parcos 5,7% – índice pequeno o suficiente para não recompor as perdas dos jornalistas cariocas no ano e, ao mesmo tempo, manter o lucro dos patrões nas alturas com o sucateamento de algumas redações.
Em assembleia no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, na última terça-feira (11/12), a categoria decidiu agilizar as negociações com os empresários. O objetivo é propor um reajuste razoável, acima da inflação, que recomponha perdas, para fechar um entendimento com os veículos o quanto antes – de preferência já em fevereiro, mês da nossa data-base.
O encontro dos jornalistas para definir a pauta de reivindicações também voltou a incluir o adicional de 30% sobre o salário para aqueles profissionais que participem, no mês corrente, de coberturas em áreas de risco – como tiroteios em favelas. No ano passado, vale lembrar, os empresários não aceitaram nem mesmo incluir no acordo coletivo a obrigação de fornecer colete à prova de balas aos profissionais.
Além da projeção de 6,04%, via INPC nacional, para inflação no acumulado do últimos 12 meses em fevereiro de 2013, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também prevê, pelo ICV, índice de 5,68% e, no IPCA, 5,58%.

Mais notícias