Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaqueEssa crise não é nossa. Venha debater medidas contra as demissões e...

Essa crise não é nossa. Venha debater medidas contra as demissões e em defesa do jornalismo na assembleia

O Sindicato não vai ficar parado diante da onda de demissões que atinge gravemente a categoria dos jornalistas profissionais do Rio de Janeiro. Participe da assembleia nesta terça-feira (08/09), às 20h, em nossa sede, para propor e aprovar ações políticas e jurídicas que contribuam para dar um basta a essa ofensiva contra os nossos empregos e direitos. Vamos debater também propostas que possam apontar saídas criativas para a crise no nosso mercado de trabalho. Venha e convoque os amigos.
Repudiamos o processo de demissões ocorrido na última semana na Infoglobo, dos jornais O Globo e Extra. Sem informar ao Sindicato, a empresa demitiu sumariamente mais de 30 jornalistas – todos experientes e com muitos anos de casa – e criou um ambiente de pânico nas redações entre os que ficaram. Tudo indica que a crise do modelo de negócio dos jornais impressos aliado à má gestão da Infoglobo fizeram com que os trabalhadores, mais uma vez, pagassem a conta. Em janeiro, a empresa – cuja família possui hoje a segunda maior fortuna do Brasil – já havia dispensado outros 30 jornalistas.
Essa situação se repete em outras empresas. Para ficar nos exemplos mais recentes, a Ejesa, responsável pelo jornal O Dia e o Meia Hora, demitiu mais de 80 profissionais e encerrou o diário Brasil Econômico em julho. Apesar do parcelamento das verbas rescisórias, os trabalhadores do jornal se mobilizaram, com ajuda do Sindicato, para garantir compensação com a extensão de benefícios como vale-refeição e plano de saúde por alguns meses. A editora Impala encerrou as atividades sem nem ao menos comunicar previamente os funcionários, que ainda brigam para receber o que têm direito.
Não podemos pagar a conta da crise econômica e do modelo de negócios dos nossos empregadores. Mesmo antes da crise, ao longo das últimas décadas, as empresas têm promovido de modo sazonal as demissões como meio de precarização dos jornalistas. Com o tempo, as vagas são substituídas por trabalhadores com salários 30% mais baixos e contratos via Pessoa Jurídica, em relações altamente precarizadas. Além disso, avançam as fraudes nas relações trabalhistas e a terceirização em condições rebaixadas de direitos e benefícios.
No cada um por si estamos ficando cada vez mais vulneráveis a essas práticas patronais. Precisamos nos organizar coletivamente para defender a nossa força de trabalho, a nossa profissão e o nosso papel na sociedade. Além de fiscalizar as condições em que ocorrem as demissões, o Sindicato tem assessoria jurídica para assistir aos colegas. Muito importante, neste momento, é garantir a nossa unidade na categoria, para a necessária resistência às investidas das empresas contra os nossos empregos, salários e condições de trabalho, além de apontar saídas criativas para o livre exercício do jornalismo, tão necessário à democracia..
Participe da assembleia nesta terça-feira (08/09), às 20h, na sede do Sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro).

Mais notícias