Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasA pedido do Sindicato, Fenaj vai denunciar Diários Associados ao Congresso Nacional

A pedido do Sindicato, Fenaj vai denunciar Diários Associados ao Congresso Nacional

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai denunciar ao Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional a crítica situação por que passam os trabalhadores dos Diários Associados no Rio de Janeiro. A federação também vai solicitar a realização de uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado Federal, colegiado que trata das concessões públicas de radiodifusão no país.
As propostas foram encaminhadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) em dossiê apresentado na reunião do Conselho de Representantes da Fenaj, em Brasília, no último dia 25.
Construído com informações obtidas com os trabalhadores e órgãos competentes, como a Receita Federal, o dossiê apresentado pelo SJPMRJ reconstitui o calvário sofrido pelos funcionários dos Diários Associados no Rio desde 2015, ano em que a crise na empresa foi intensificada.
De lá para cá, foram inúmeras as irregularidades cometidas pelos Diários Associados contra os trabalhadores, que até hoje enfrentam uma rotina de salários atrasados, sem os 13º salários de 2015 e 2016, sem depósitos de FGTS e INSS e com sobrecarga de trabalho e assédio moral no único veículo de comunicação do grupo que restou na cidade, a Rádio Tupi. Jornal do Commercio e Rádio Nativa FM foram extintos.
Tramitam hoje, na Justiça do Trabalho, ações judiciais que reivindicam a reparação imediata de todos os direitos dos trabalhadores da rádio. Uma greve foi deflagrada em dezembro do ano passado, e chegou a deixar a Tupi fora do ar.
Ficou atestado, durante a reunião do Conselho de Representantes, que a situação não está restrita ao Rio de Janeiro: os Diários Associados têm cometido irregularidades trabalhistas em todos os Estados onde atua. Desta forma, o conselho aprovou proposta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais pela formação de uma comissão de sindicalistas e advogados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal para integrar e coordenar esforços judiciais contra a empresa.

Mais notícias