Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 16, 2024
InícioFENAJSem categoriaFPA lança pesquisa sobre Democratização da Comunicação no Rio de Janeiro

FPA lança pesquisa sobre Democratização da Comunicação no Rio de Janeiro

Evento acontece no dia 18, sexta-feira, no auditório do Sindicado dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro
A Fundação Perseu Abramo (FPA) lança nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h, a pesquisa “Democratização da mídia”, com transmissão online pela tevêFPA, e apoio da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão (FALE-Rio), fórum que aglutina os movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro que lutam pela democratização dos meios de comunicação. Realizado pelo Núcleo de Estudos e Opinião Pública (Neop) da FPA, o levantamento se baseou em 2.400 entrevistas com pessoas na faixa etária de 16 anos para cima, que vivem em áreas urbana e rural de 120 municípios das cinco macrorregiões do país, e será apresentado por Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo; e Gustavo Venturi Jr, pesquisador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp), do grupo de pesquisa Opinião Pública: marketing político e comportamento eleitoral (CNPq- UFMG) e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids- USP). Soriano e Venturini vão substituir o economista Márcio Pochmann, que viria ao Sindicato para o lançamento, mas não irá comparecer por motivos pessoais.
Qual o tipo de mídia mais consumida pela população? As pessoas se sentem representadas em interesses e imagens divulgadas pelos meios que consomem? Qual o papel que ocupa a internet em suas vidas? Qual a percepção sobre a neutralidade dos meios e as opiniões sobre a regulamentação do setor? Pluralidade e diversidade nos conteúdos difundidos pelos veículos. Essas são algumas das questões contidas na pesquisa de opinião pública “Democratização da Mídia”, que será apresentada pela FPA na sexta-feira, 18, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, na Rua Evaristo da Veiga, 17º andar, no Centro.
Sob a orientação de Gustavo Venturi, do departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e Vilma Bokany (Neop), o estudo analisou as percepções da população brasileira sobre os meios de comunicação. A partir do estudo é possível verificar que a Internet vem ganhando a preferência da população como veículo para se informar sobre a cidade, o Brasil e o mundo. Apesar de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de informação, na soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes sociais virtuais, a Internet ultrapassa o impresso.
Serviço
Evento: FPA apresenta a pesquisa Democratização da Mídia
Data: 18/10 (sexta-feira), às 18h
Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro – Rua Evaristo da Veiga, 17º andar – Centro
Informações: www.fpabramo.org.br
Transmissão online: tevêFPA [http://novo.fpabramo.org.br/tags/tevefpa]

Mais notícias