Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaque 2Homenagem em memória de Iramaya Benjamin ocorre nesta quarta-feira

Homenagem em memória de Iramaya Benjamin ocorre nesta quarta-feira

A Paróquia Bom Samaritano (Rua Barão da Torre, 98. Ipanema) será local de celebração em memória da carioca Iramaya Benjamin, fundadora do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA) falecida na última terça-feira. A homenagem de parentes e amigos está marcada para esta quarta-feira (27/6), a partir das 19h30.
Durante o período da ditadura militar, Iramaya teve dois filhos presos e torturados. Ela formou um grupo de parentes de pessoas detidas pelo regime e organizou protestos e palestras em oposição à ditadura. Sua luta foi fundamental para que em 1979 o então presidente da República, João Baptista Figueiredo, assinasse a Lei da Anistia, concedendo o perdão oficial aos presos políticos.
Iramaya, mãe de Cid Benjamin, ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e exilado em 1970, continuou sua militância na década de 80 no Partido dos Trabalhadores (PT) e, nos anos 90, junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Em 2006, foi homenageada pela Câmara dos Deputados com o prêmio Carlota Pereira de Queirós, na categoria Direitos Humanos. O prêmio, instituído em 2003, é destinado a mulheres atuantes no exercício da cidadania e na defesa dos direitos da mulher nas áreas de política, cultura, saúde, movimento social e direitos humanos.

Mais notícias