Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, março 29, 2024
InícioDestaque 2IURD reza cartilha empresarial e demite jornalistas

IURD reza cartilha empresarial e demite jornalistas

O fim de publicações da Editora Gráfica Universal seria o motivo de dez demissões feitas pela empresa na última semana. Repórteres, revisores e diagramadores que trabalhavam em Inhaúma, na capital carioca, foram dispensados de uma hora para outra. As dispensas equivalem a mais da metade dos funcionários da redação, que agora conta com cerca de seis profissionais, de acordo com um jornalista demitido.
A Editora Gráfica Universal é responsável pela Folha Universal – semanário de circulação nacional, com tiragem de 2,3 milhões de exemplares – e também pela Agência Unipress Internacional. Deixaram de circular as revistas Visão da Fé e Plenitude (foto reprodução da capa de maio de 1990), esta com 300 mil exemplares mensais. Os funcionários dispensados ficaram sabendo pelas chefias que “a ordem veio de São Paulo”.
O departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas entrou em contato com a editora. Há denúncias de irregularidades nas demissões, como, por exemplo, dispensa de funcionário integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Por lei, os integrantes da Cipa têm estabilidade no emprego.
Além da Editora Gráfica Universal, a Igreja Universal do Reino de Deus também conta com cadeias de rádio e TV pelo Brasil. Em 2007, já era a maior proprietária de concessões de televisão, conforme divulgado pela imprensa. A Igreja do bispo Edir Macedo possui, pelo menos, 23 emissoras de TV e 40 de rádio.
*Atualização às 11h31 de 9 de março de 2011.
MAIS AINDA: outros dois jornalistas, um com cargo de chefia, foram demitidos na Editora Gráfica Universal, no Rio. As dispensas aconteceram na quinta-feira (8/3). A redação fica assim com apenas quatro profissionais.

Mais notícias