Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasJornal 'O Globo' e revista 'Piauí' impedem acesso do Sindicato às redações

Jornal 'O Globo' e revista 'Piauí' impedem acesso do Sindicato às redações

Numa clara prática antissindical, o jornal ‘O Globo’ e a revista ‘Piauí’ impediram a entrada de diretores do Sindicato nas redações para levar aos jornalistas informações sobre a campanha salarial deste ano. O livre acesso de dirigentes sindicais às empresas é um direito previsto na convenção coletiva em vigor e na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Diz lá, na cláusula 44 da convenção, que ‘para desempenho de suas funções, assegura-se o acesso dos dirigentes sindicais às empresas, desde que não prejudique o bom andamento dos serviços e vedada a divulgação de material político-partidário ou ofensivo a quem quer que seja’. Não era o caso do material levado pelo Sindicato, que trazia informações relevantes sobre o andamento das negociações salariais dos jornalistas. A CLT também garante o mesmo direito.
No caso de ‘O Globo’, o gerente de serviços de RH, Fernando Gimenez, disse que a entrada só era permitida com o envio de um memorando com no mínimo dois dias de antecedência para ‘a avaliação da empresa’. Na ‘Piauí’, a proibição veio sem maiores explicações. O Sindicato entrou tranquilamente nas demais redações da cidade, como as do Sistema Globo de Rádio, da Editora Globo e do jornal ‘O Dia’.

Mais notícias