Torrent Downlaods

Jornalistas da ex-Tribuna da Imprensa ganham ação, mas ainda não levam as indenizações

Cerca de quarenta jornalistas do extinto jornal Tribuna da Imprensa estiveram na sede do sindicato para uma reunião para obter informações sobre o processo que movem contra os antigos donos do jornal.

Segundo a Dra. Claudia Duranti, advogada do Sindicato, todos os procedimentos trabalhistas realizados para que os jornalistas recebessem o que é devido pelo antigo jornal, foram esgotados com sucesso. Mas essa vitoria não garante que os trabalhadores recebam os cerca de 3 milhões de reais que o jornal deve aos ex-funcionários que entraram com suas ações pelo Sindicato dos Jornalistas.

Recente decisão da 12ª Vara Federal liberou 4 milhões e 567 mil para pagamento das dívidas. Entretanto a empresa proprietária da Tribuna da Imprensa tem uma dívida total com todos os seus credores , onde se incluem a União , a Receita Federal , o INSS e o Imposto Predial , além dos jornalistas e fornecedores, num total de mais de 400 milhões. Desse montante, três milhões são devidos aos jornalistas, entretanto todos os credores concorrem em igualdade de condições para receber a sua parte.

A saída para que os jornalistas recebam o que lhes é devido mais rapidamente, requer uma ação para que sejam privilegiados os créditos trabalhistas, que são de natureza alimentícia, e têm prevalência sobre as demais dívidas.