Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioDestaque 2Jornalistas dos Diários Associados fazem nova paralisação contra atrasos salariais

Jornalistas dos Diários Associados fazem nova paralisação contra atrasos salariais

Jornalistas dos Diários Associados no Rio fizeram nova paralisação de uma hora nesta terça-feira (12/01) para protestar contra os atrasos nos salários e o desrespeito às obrigações trabalhistas. No início da noite, os profissionais do ‘Jornal do Commercio’ saíram da redação e foram para a porta da empresa, onde se juntaram à diretoria do Sindicato – que carregava uma faixa cobrando os pagamentos. Foi a segunda vez nesta semana que os jornalistas pararam o trabalho em protesto. A primeira foi na segunda-feira (11/01).
Nesta quarta-feira (13/01), os trabalhadores realizaram sessão da assembleia – que é permanente e pode ser convocada a qualquer momento – e decidiram aguardar até a próxima segunda-feira antes de novas manifestações. Isso porque a empresa promete pagar o restante do salário nesta sexta-feira (15/01). Na segunda-feira (18/01), os trabalhadores voltam a se reunir às 15h para decidir os próximos passos da mobilização.
Em Minas Gerais, os trabalhadores do jornal ‘Estado de Minas’, que pertence aos Diários Associados, decidiram em assembleia ontem (13/1) não voltar ao trabalho e não trabalhar hoje (14/01) em resposta à empresa, que na mediação com o Ministério do Trabalho informou que pagaria mais 25% do 13º salário. Para o restante não haveria previsão. Na TV Alterosa, os trabalhadores decidiram parar durante duas horas todos os dias nos dois turnos até o dia 31 de janeiro, quando realizarão nova assembleia e poderão fazer greve. Além dos jornalistas, participam do movimento em Minas radialistas, empregados na administração e gráficos.
Os trabalhadores dos Diários Associados em Brasília e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal divulgaram carta em apoio à luta dos jornalistas no Rio e em Minas Gerais. “Nós nos solidarizamos, entre tantas coisas, porque sabemos que essa realidade não é um caso isolado em Minas Gerais e no Rio. A crise do grupo também ronda Brasília, com seguidos atrasos salariais e a perene sensação de instabilidade.”, diz um trecho do documento.

Mais notícias