Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasJornalistas e especialistas debatem assédio no ambiente de trabalho

Jornalistas e especialistas debatem assédio no ambiente de trabalho

“Sou dependente de álcool e ficou crônico depois do que aconteceu comigo em 2015”. O corajoso depoimento do jornalista Ricardo França, que chegou a ser internado em clínicas psiquiátricas e hoje sofre com depressão e bipolaridade, mostrou como o assédio moral pode afetar a carreira de um profissional. Outra que vivenciou o problema foi a jornalista, hoje psicanalista, Sandra Teixeira, que relembrou desse doloroso período. As declarações dos colegas da imprensa foram dadas na última quinta-feira (30/11) no evento SuperAção, que debateu o assédio moral e sexual sofrido nas redações e assessorias de imprensa.
Promovido pelo site Vida & Ação, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), a rede Reinventar JornalistasRJ e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o tema foi debatido pelo psiquiatra Jorge Jaber, a pranaterapeuta Marta Cavalcanti e a jornalista Karen Terahata Alvarez, do Blog Sem Transtorno. O assédio sob a ótica legal foi enfatizado pelo do juiz do trabalho André Villela.
Para a jornalista e diretoria do SJPMRJ, Sonia Fassini, muitos ainda têm receio em denunciar os abusos. Um exemplo de que essa prática acontece em todo o mundo está refletido na pesquisa recém divulgada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). O levantamento, junto a 400 mulheres jornalistas de 50 países, revela que uma em cada duas mulheres jornalistas sofreu assédio sexual, abuso psicológico, assédio online e outras formas de violência de gênero enquanto trabalhava. E apontou que a maioria das redações ou locais de trabalho não possui uma política escrita para combater esse tipo de abuso ou fornecer um mecanismo para informar sobre eles.
O juiz do trabalho André Villela reforçou pesquisa da FIJ. De acordo com ele, o assédio moral é uma epidemia mundial e em 99% dos casos acontecem com as mulheres. Para o psiquiatra Jorge Jaber, o mercado da comunicação é marcado pelo machismo.
Idealizadora do evento, a jornalista Rosayne Macedo ressalta o que a motivou a promover essa toda de conversa: “É preciso um olhar para dentro, pensar no profissional de Jornalismo como ser humano. Sem saúde e equilíbrio emocional”.
Canal para denúncia
“O Sindicato mantém um canal para denúncias anônimas. Se os colegas se omitirem, essa situação não mudará. É inadmissível todo e qualquer tipo de violência!”, diz a representante do Sindicato da classe. Para fazer uma denúncia, basta acessar.
Perdeu o SuperAção?
Acompanhe todos os debates aqui!
1ª parte.
2ª parte.

Mais notícias