Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioDestaqueJornalistas em Assessoria de Imprensa elegem delegados ao 21° ENJAI/3°CONEJ

Jornalistas em Assessoria de Imprensa elegem delegados ao 21° ENJAI/3°CONEJ

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro realizou no sábado (11/11) o 10° Encontro de Jornalistas em Assessoria de Imprensa do Rio (ENJAI), sob o tema JORNALISTAS EM ASSESSORIAS E OS DESAFIOS NO CENÁRIO DE TRANSFORMAÇÕES.
Na abertura, Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, em sua saudação aos jornalistas cariocas lembrou o momento histórico, marcado pela entrada em vigor das reformas trabalhista naquele sábado.
Em seguida, Jessica Naime (DIEESE Rio) e a advogada trabalhista Claudia Duranti abordaram as Perspectivas Profissionais e a Conjuntura Atual, ressaltando os impactos das reformas trabalhista para os jornalistas.

Ainda na parte da manhã, o painel Tendências do Mercado de Trabalho, contou com Adriana Barsoti, jornalista, doutora em Comunicação (PUC Rio), editora do projeto Colabora, professora da ESPM, que analisou o cenário que as novas plataformas digitais vêm impondo à prática jornalística, acarretando constantes desafios aos profissionais. Na sequência, Renata Pacheco Jordão, jornalista e diretora do Grupo In Press, apresentou o perfil das agências de comunicação do grupo, evidenciando que o trabalho do jornalista é central em muitas das atividades desenvolvidas nas empresas de comunicação do grupo. Fechando o painel da manhã, Flavia Oliveira, jornalista, colunista de O Globo, comentarista da Globo News e Rádio CBN, e apresentadora do Canal Futura, revelou as mudanças quando houve alteração em seu regime de trabalho, de CLT para colaboradora, nas organizações Globo. Flávia disse que o jornalista precisa saber empreender e gerir sua própria carreira, sua “marca”.
No painel da tarde, os Desafios para o Jornalista. Washington Santos, jornalista, chefe da Divisão de Comunicação da AFBNDES e Diretor de Administração e Finanças do SJPMRJ, compartilhou com os participantes sua experiência a frente da Associação dos Funcionários do BNDES diante das intensas e constantes ameaças de desmonte do banco pelo Governo Temer. A seguir, Ivan Accioly, jornalista e empresário da agência IAA Comunicação e Eventos, abordou como as as novas plataformas digitais vem modificando o perfil do jornalista. Encerrando o painel, Rosayne Macedo, jornalista empreendedora, à frente do blog Vida & Ação, e da TAO – Inteligência em Comunicação, fez um balanço da Rede Reinventar Jornalistas RJ, uma proposta inovadora, que surgiu como resposta às demissões em massa que vinham ocorrendo naquele momento.
No final da tarde, aconteceu a Plenária Final do 10° ENJAI Rio com a votação e aprovação das três teses guias da FENAJ e duas inscritas pelos jornalistas do Rio. Teses ao Enjai
A plenária aprovou, ainda, a Carta do Rio de Janeiro
E duas moções: ambas aprovadas por unanimidade.
Uma Moção de Apoio aos Trabalhadores da EBC à greve deflagrada na terça-feira, dia 14. Moção de Apoio aos grevistas da EBC
Outra Moção de Repúdio ao desmonte do Rio de Janeiro, ao conservadorismo e iniciativas arbitrárias por parte do governo da Cidade do Rio de Janeiro.
Em seguida ocorreu a eleição dos cinco delegados e dois suplentes que irão representar os jornalistas do município do Rio de Janeiro no 21° ENJAI / 3° CONEJ, de 7 a 9 de dezembro, em Vitória (ES). Foram eleitos, por unanimidade: Marcio Leal, Sonia Regina Gomes, Washington Santos, Marcos Pereira e Sonia Fassini; e as suplentes, Carmen Pereira e Beth Costa.
A volta do ENJAI Rio depois de seis anos (o último aconteceu Mangaratiba, RJ) marca o compromisso da atual gestão em fortalecer a luta dos jornalistas em assessoria de imprensa diante da intransigência do SINCO, Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação, em não reconhecer que são empregadores de jornalistas. Durante todo o encontro foi abordada a importância da reativação da Comissão de Jornalistas em Assessoria de Imprensa para o enfrentamento que se faz necessário.
A seguir, depoimentos de jornalistas que participaram ao 10° ENJAI Rio:
Ana Paula Campos – jornalista
https://youtu.be/t8ZIaY_FAxw
Cristina Carvalho – Jornalistas & Companhia
https://youtu.be/ke0Zyj7_DTw
Helio Araújo – jornalista
https://youtu.be/VMpQsrwCNQ4
Rafaela Neves – estudante de jornalismo
https://youtu.be/3ubdKVXlxrY
Sueli de Freitas – jornalista e diretoria da Fenaj
https://youtu.be/2UYg8WdpM6g
Assista a gravação do 10º ENJAI RIO – postado no Facebook:
Videos do Enjai Rio

Mais notícias