Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasJornalistas garantem inclusão no piso regional do Rio. Alerj derruba veto de...

Jornalistas garantem inclusão no piso regional do Rio. Alerj derruba veto de Pezão

Os jornalistas do Rio de Janeiro agora têm um piso salarial fixado em lei. A Assembleia Legislativa do Rio derrubou nesta quarta-feira (06/05) o veto do governador Luiz Fernando Pezão que excluía a categoria profissional da última faixa de remunerações da lei do piso regional, de R$ 2.432,72. A nova lei deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.
A inclusão dos jornalistas na última faixa do piso regional foi aprovada pela Assembleia Legislativa em março, mas vetada posteriormente pelo governador Pezão. A decisão foi influenciada por donos de órgãos de mídia do interior do Estado, que alegaram a possibilidade de uma ‘onda de demissões’ de jornalistas. Na votação desta quarta-feira, até mesmo a bancada do partido do governador, o PMDB, recomendou votação pela derrubada do veto. Dos 50 deputados presentes na sessão, somente três votaram contra.
O Sindicato considera que a mobilização da categoria, nos atos e nas redes sociais, foi essencial para a conquista desse direito para os jornalistas. A categoria agora precisa ficar atenta para o cumprimento estrito da lei em todo Estado. Os jornalistas do Rio de Janeiro estavam há mais de 20 anos sem o amparo de um piso regional. A inclusão no piso regional deve favorecer, inclusive, as negociações deste benefício na campanha salarial.

Mais notícias