Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasJornalistas não abrem mão de ganho real nos salários

Jornalistas não abrem mão de ganho real nos salários

Os jornalistas cariocas decidiram, em assembleia na noite da última terça-feira (7 de maio), não aceitar a contraproposta dos empresários – reajuste de 6,63% nos salários – e exigem a inclusão, na convenção coletiva, do pagamento dobrado de feriados trabalhados.
Uma nova rodada de negociações com representantes patronais será marcada nesta semana para apresentar a resposta unânime da assembleia – com reajuste de 7%.
O objetivo é conseguir avanços semelhantes aos obtidos no acordo coletivo de rádio e TV deste ano, que fechou com o índice de 7%, além do pagamento – e não compensação em folgas – dos feriados trabalhados.
Uma pesquisa online feita pelo Sindicato dos Jornalistas nesta semana apontou que 84% dos que responderam à enquete não aceitam o reajuste de 6,63% – que apenas repõe a inflação registrada pelo INPC – e não abrem mão de ganho real nos salários. A grande maioria opinou também pela inclusão da cláusula dos feriados.
Os empresários de jornal e revista vêm atrasando o fechamento do acordo coletivo de 2013, ao contrário dos patrões de radiodifusão, que aceitaram as reivindicações apresentadas em março. Ambas as convenções costumam ser assinadas com o mesmo índice de reajuste. Porém, desta vez, os empresários de veículos impressos buscam retardar ainda mais o reajuste nos salários dos trabalhadores.
LEIA MAIS: Acompanhe o histórico da campanha salarial 2013 dos jornalistas cariocas

Mais notícias