Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasJornalistas repudiam golpe de 64 e ditadura

Jornalistas repudiam golpe de 64 e ditadura

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio repudia com veemência o pedido do presidente da república Jair Bolsonaro para que os quartéis comemorem o golpe militar de 1964.
Ao agir dessa forma Bolsonaro, que nega a existência da ditadura, procura  distorcer a História de maneira lamentável. 
O golpe de 64 foi um flagelo que deve ser repudiado, jamais comemorado. A derrubada do governo constitucional de João Goulart resultou em prisões, torturas, censura, assassinatos de opositores,  com o fim das liberdades democráticas.
Os jornalistas sabem disso melhor do que ninguém. A imprensa foi duramente censurada e perseguida, principalmente depois da decretação do Ato 5, em dezembro de 1968. Jornalistas foram presos e os censores passaram a agir dentro das redações. 
No Rio, a perseguição da ditadura levou ao fechamento de dois grandes jornais que marcaram época, o Correio da Manhã e a Ultima Hora. Censurados, descaracterizados, eles foram morrendo lentamente. 
Em São Paulo, o jornalista Vladimir Herzog, diretor de Jornalismo da TV Cultura, se apresentou para prestar depoimento e foi assassinado em uma sessão de torturas no dia 25 de outubro de 1975. O crime, de repercussão internacional, fez aumentar ainda mais o repúdio e o isolamento da ditadura militar brasileira.
Por tudo isso as novas gerações, e também os jovens militares brasileiros, precisam saber com exatidão o que foi o golpe de 1964, para que isso nunca mais se repita.
Ao pedir que os quartéis comemorem o golpe, Jair Bolsonaro mostra que não superou a mentalidade dos tempos de deputado federal. Além de negar a existência da ditadura, chegou ao cúmulo de se declarar favorável à tortura e dizer que a ditadura militar deveria ter matado mais brasileiros do que matou.
Para os jornalistas brasileiros, isso é motivo de vergonha e de repúdio.
Ditadura nunca mais!

SJPMRJ

 
Ato no Rio de Janeiro
31 de março – Caminhada do Silêncio
Cinelândia, 15h
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2388250471403845/

Mais notícias