Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciaskion servas? Roda de conversa discute uso do esperanto para jornalistas

kion servas? Roda de conversa discute uso do esperanto para jornalistas

Não se assuste se, ao chegar ao Sindicato na sexta-feira que vem (03/10), às 11h, você ouvir expressões como ‘bonfartas?’ ou’kiel vi fartas?’ vindas do nosso auditório. Pela primeira vez, será realizada uma roda de conversa sobre o uso do Esperanto no jornalismo. O esperanto é a língua artificial mais falada no mundo, disseminada por países em que a comunicação costuma ser mais difícil para os brasileiros, como China, Japão, Irã, Madagascar e países do Leste Europeu, como a Polônia.
O esperanto é uma língua aglutinante, sem gêneros gramaticais para entidades assexuadas, sem conjugação de verbos variáveis por pessoa ou número e com três modos — indicativo, imperativo e subjuntivo, além das formas nominais do verbo e seis particípios; tem apenas dois casos morfológicos: o acusativo e o nominativo. Há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas.
A conversa será conduzida por Alexandre Raymond, especialista em Esperanto, linguista da universidade de Lyon (França) e professor de
francês.

Mais notícias