Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 20, 2024
InícioDestaque 2Moção da Assembleia da EBC contra censura interna nos veículos da empresa

Moção da Assembleia da EBC contra censura interna nos veículos da empresa

A assembleia nacional dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação vêm à público denunciar a prática de censura interna nos veículos da empresa.
Temos enfrentado, de forma cotidiana e generalizada, ingerência no trabalho jornalístico. Um exemplo simbólico foi no dia 15 de março, dia nacional de paralisações contra a reforma da previdência e trabalhista, no qual, diferente da tradição estabelecida dentro da EBC, os jornalistas receberam a ordem de focar sua cobertura nas consequências no trânsito. É a linha adotada na cobertura de outras manifestações dos movimentos sociais, e limita o direito à informação do cidadão brasileiro.
A nova prática de censura dentro da EBC envolve o assédio à jornalistas, proibição aos cinegrafistas e editores de imagem de usar determinadas imagens, e chegou a envolver demissão. São vários os casos denunciados à Comissão de Empregados e aos Sindicatos nos últimos meses.
Sabemos que tudo isso tem um motivo político principal, o de impedir a cobertura de manifestações da sociedade contrárias ao governo, dessa forma desrespeitando a própria razão de ser da EBC, expressa na sua criação, com o princípio de “autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”. E tem relação com a MP do Governo Temer que retirou dispositivos que garantiam esta autonomia.
Nesta assembleia em que os trabalhadores reafirmam sua posição contrária à retirada de direitos por parte do governo federal, o indicativo de participação na Greve Geral, também vimos a público dizer que temos a disposição de enfrentar a censura dentro da EBC e exercer plenamente a liberdade de imprensa dentro da comunicação pública.

Mais notícias