Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioOpiniãoMST apoia Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

MST apoia Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem por meio desta nota se solidarizar com a atual diretoria do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Os recentes ataques que este sindicato vem sofrendo partem de setores ligados aos patrões da grande mídia, e provam uma vez mais que o capital reage sempre que é atacado.
E esse foi o caso da gestão atual do Sindicato dos Jornalistas. Em pouco tempo, foram realizadas diversas ações que resultaram na notificação de empresas pelo Ministério Público do Trabalho.
O MST condena qualquer tipo de violência contra trabalhadoras e trabalhadores. Sabemos distinguir os patrões, que definem a linha editorial da grande imprensa, dos jornalistas que a executam. Por isso, somos contra as agressões sofridas pelos trabalhadores no exercício de sua função durante as manifestações, da mesmo forma que o Sindicato dos Jornalistas, que se manifestou, acolheu, e fez denúncias sobre todos os casos de violência relatados.
O Rio de Janeiro passa por um momento sui generis. As instituições democráticas estão seriamente ameaçadas na implementação de um estado policial, que trata pobres e manifestantes como terroristas, e cujo Poder Judiciário se submete completamente ao Excecutivo com objetivo único garantir a realização, a qualquer custo, dos mega eventos esportivos.
É um momento em que se faz necessário, mais do que nunca, uma imprensa fiel aos interesses da classe trabalhadora. Por isso, construímos nossos meios de comunicação popular como forma de vencer o bloqueio e a criminalização que nos são impostos pelos meios de comunicação da burguesia. Um sindicato que apoia a comunicação popular cumpre com sua obrigação social de democratizar e pluralizar as vozes no nosso país.
Por isso, todo nosso apoio ao Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
 

Mais notícias