Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioDestaque 2Negociação chega a impasse: patrões insistem com subpiso

Negociação chega a impasse: patrões insistem com subpiso

O representante do Sindicato Nacional das Empresas de Assessoria de Comunicação (Sinco), durante reunião na manhã desta segunda-feira (5/3) para discutir a renovação do acordo coletivo dos assessores de comunicação, reafirmou que os empresários do setor não abrem mão do subpiso para os recém-formados, chamado por ele de ‘piso de ingresso’.
Porém, diante da informação dos representantes do Sindicato dos Jornalista de que, com os pontos apresentados as negociações não avançariam, o representante do Sinco se comprometeu a apresentar nova contraproposta.
Entre as possibilidades levantadas, está reduzir a diferença, em torno de R$ 1,5 mil, entre o subpiso e o piso e o prazo de três anos para sua vigência. Além disso, ele admitiu incluir no texto do acordo coletivo a previsão de sanções pecuniárias para as empresas em casos de demissões imotivadas durante a vigência do subpiso.
Vale lembrar que a cláusula do subpiso já foi rejeitada em assembleia e, se não houver acordo justo, este ponto não deve ser aprovado pela categoria.
Ficou acordado que o Sinco vai refazer sua contraproposta e enviá-la até o dia 16 de março para ser analisada em assembleia de assessores. Além disso, o Sindicato dos Jornalistas obteve a garantia, por parte do Sinco, de que representantes dos trabalhadores terão acesso às assessorias de comunicação para conversar com os profissionais sobre as negociações e convocá-los para assembleia.
Na semana passada, diretores do sindicato foram impedidos de entregar panfletos em uma empresa de assessoria. Um comunicado assinado por ambas as entidades será produzido para garantir esse acesso.
*Texto atualizado às 20h23 de segunda-feira (5/3).
LEIA MAIS: Perda salarial dos jornalistas vai além dos índices de inflação

Mais notícias