Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, março 29, 2024
InícioOpiniãoNota de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Nota de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

A INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora se solidariza com os jornalistas do Rio de Janeiro e seu sindicato diante da violência sofrida e dos ataques desferidos pelos grandes meios de comunicação. A rigor, as Organizações Globo e outros grandes meios não toleram o fato de a categoria ter escolhido democraticamente uma direção sindical combativa e independente dos patrões.
A atual direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município Rio de Janeiro, desde que tomou posse em 2013, tem contrariado interesses patronais por sua luta em defesa das reivindicações do conjunto da categoria, luta intransigente nas campanhas salariais, pelo apoio à democratização dos meios de comunicação e, também, por seu legítimo posicionamento político pela liberdade de expressão, por meio de manifestações pacíficas, que questionam as diversas mazelas que afetam o povo brasileiro.
Incomodados com a independência sindical da entidade, grandes meios de comunicação e setores conservadores tentam dar um golpe na democracia sob o falso pretexto de que não poderia ocorrer na sede da entidade uma entrevista coletiva para a qual acorreram manifestantes e familiares de então presos políticos. Cabe ressaltar que a direção do sindicato repudiou, corretamente, quaisquer atos de violência durante manifestações.
Diante disso, a INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora empenha seu total apoio à categoria e à direção do sindicato e conclama os setores democráticos e progressistas da sociedade a cercar de apoio a entidade com vistas a impedir o golpe que está sendo orquestrado para atender aos interesses dos proprietários dos grandes meios de comunicação.
INTERSINDICAL, Central da Classe Trabalhadora
São Paulo, 31 de julho de 2014

Mais notícias