Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioOpiniãoNota de solidariedade à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município...

Nota de solidariedade à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Diretoria da Adunirio
A diretoria da Adunirio (seção sindical dos docentes da Unirio) gostaria de tornar público o seu apoio e prestar solidariedade à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro frente à série de ataques que vem sofrendo atualmente.
Após uma coletiva de imprensa realizada no dia 25/7, com parentes de manifestantes presos, promovida pelas organizações Justiça Global e Grupo Tortura Nunca Mais, no auditório do sindicato, a diretoria passou a sofrer os ataques de um movimento que pede a sua destituição.
O grupo que reivindica a renúncia da diretoria, formado por chefias de redação e por integrantes da chapa derrotada nas últimas eleições, se aproveitou do clima tenso instalado entre jornalistas e manifestantes durante a coletiva para iniciar uma campanha difamatória que ecoa o discurso da grande imprensa de criminalização das lutas sociais e divide a categoria.
Ao tratar todo e qualquer manifestante como um criminoso e uma ameaça, a campanha difamatória afasta o jornalista da sociedade, quebrando o laço de uma categoria e de suas entidades representativas com a sociedade e indo de encontro a alianças históricas com as lutas de movimentos sociais de reivindicação de direitos.
Reafirmamos, assim, a importância de que os sindicatos atuem, assim como o dos jornalistas, em defesa da categoria, compreendida dentro de um movimento geral das lutas sociais em defesa da ampliação e da garantia de direitos civis, políticos e sociais.

Mais notícias