Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioOpiniãoNota de Solidariedade à diretoria do SJPMRJ

Nota de Solidariedade à diretoria do SJPMRJ

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro – SJPERJ, vem a público manifestar irrestrita solidariedade à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – SJPMRJ, vítima. neste momento, de grosseira manipulação de informações com objetivo claramente antissindical e antidemocrático.
Os diretores do SJPERJ acompanham o trabalhado permanente da direção sindical carioca, que se empenha em denunciar com constância tanto o ataque institucional como as agressões de pseudo-manifestantes através de atos violentos – e até mortais – praticados contra repórteres, fotógrafos e cinegrafistas no desenrolar de acontecimentos e manifestações de protesto realizados na cidade do Rio de Janeiro desde o ano passado.
A diretoria do SJPERJ conclama os jornalistas e direções sindicais da categoria de todo País a se posicionarem em solidariedade à diretoria do SJPMRJ porque o silêncio serve apenas para reforçar o esquema patronal sempre pronto a tentar o controle de entidades associativas que lutam por legítimos interesses dos trabalhadores da área jornalística.
Tal apoio está associado à defesa da mobilização da sociedade em favor de uma mídia democratizada como caminho natural para deter o que acontece, neste momento, com o hegemônico noticiário empenhado em distorcer fatos e verdades em detrimento de autênticas medidas que visam dar vez e voz aos setores da sociedade com acesso restrito à informação. São deformações presentes na imprensa que atingem classes e categorias em suas reivindicações legítimas, bem como fatos de interesse da população em geral, como vem acontecendo com vários sindicatos absurdamente criminalizados por esta mídia deturpadora de evidências hegemônicas.
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro – 30/07/2014

Mais notícias