Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasNota em resposta à Comissão de Ética e aos jornalistas que pediram...

Nota em resposta à Comissão de Ética e aos jornalistas que pediram esclarecimentos sobre o uso do telefone do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro pela Chapa Prudente de Moraes, Neto, da ABI

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro acolhe o parecer da Comissão de Ética que considerou indevida a autorização para o uso do telefone da entidade pela Chapa Prudente de Moraes, Neto, durante a sua campanha eleitoral para a direção da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Essa autorização foi concedida pela presidente do Sindicato, Paula Máiran, em apoio à Chapa Prudente de Moraes, Neto, respaldada por consulta jurídica e pelo compromisso assumido pelos membros da referida chapa de repor o valor que vier na conta telefônica da entidade além da média dos gastos mensais.
A diretoria do Sindicato aprovou apoio político a Chapa Prudente de Moraes, Neto. Além da cessão do espaço físico do Sindicato, foi concedida declaração pública da presidente publicada no jornal da chapa. Não foi cedido o mailing.
Esse apoio foi concedido em meio a um processo eleitoral marcado por práticas nada democráticas, com o espaço físico, os recursos, o mailing e o jornal impresso da ABI postos a serviço exclusivamente da chapa formada pela diretoria em exercício da Associação e que ao final do processo eleitoral saiu vencedora.
O Sindicato aguarda, inclusive, sem resposta, há meses, pedido de direito de resposta a uma nota dessa mesma diretoria da ABI na qual foram lançadas calúnias e difamações contra a nossa entidade.
À Comissão de Ética, a diretoria antecipou esclarecimento sobre o atraso na prestação de contas do Sindicato referente ao ano de 2013. Em função de tal prestação de contas se referir na metade do período à gestão anterior, houve a decisão de submetê-la a uma análise detalhada por um consultor externo, antes de sua aprovação pelo Conselho Fiscal. Em breve será anunciada a data da assembleia para a aprovação das contas pela categoria.
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Mais notícias