Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotícias'O Dia' anuncia que adiará pagamento de benefícios atrasados de jornalistas

'O Dia' anuncia que adiará pagamento de benefícios atrasados de jornalistas

A Ejesa, empresa que edita os jornais ‘O Dia’, ‘Meia Hora’ e ‘Brasil Econômico’, só informou nesta quinta-feira (16/10) ao Sindicato que adiou a data do pagamento de benefícios atrasados dos jornalistas, como a participação de lucros e resultados e o retroativo do reajuste salarial. A segunda parcela, que sairia amanhã (17/10), agora só será depositada na próxima sexta-feira (24/10), de acordo com a empresa. A mudança, que pegou os funcionários de surpresa em um e-mail enviado na quinta, contraria o cronograma acertado em reunião da empresa com o Sindicato no fim de setembro.
Além dos benefícios atrasados, o jornalista deverá receber R$ 23,70 a mais no contracheque de novembro. O valor, que corresponde à multa por descumprimento da convenção coletiva, será revertido aos trabalhadores por decisão do Sindicato. A multa geralmente é depositada na conta da entidade.
O anúncio da Ejesa de parcelar o pagamento da PLR e do retroativo do reajuste no mês passado levou o Sindicato a pedir esclarecimentos da empresa sobre a prática, que não está prevista na convenção coletiva. O mecanismo foi adotado como forma de adequar o orçamento após adesão ao parcelamento de dívidas do governo federal, o Refis, de acordo com a Ejesa. A primeira parcela dos benefícios foi depositada no último dia 19.
O Sindicato segue na fiscalização de denúncias originadas nas redações da Ejesa, como a falta de depósitos de INSS e FGTS – que a empresa promete regularizar até dezembro.

Mais notícias