Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasPerdemos Joel Rufino. Nota de pesar do sindicato

Perdemos Joel Rufino. Nota de pesar do sindicato

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro recebeu com grande tristeza a notícia do falecimento do colega Joel Rufino, ocorrida nesta sexta-feira (4) em decorrência de complicações após uma cirurgia. Jornalista, professor e incansável construtor de uma sociedade mais justa, Joel atualmente exercia a função de diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Filho de pernambucanos e nascido no bairro de Cascadura, zona norte do Rio, Joel era uma das principais referências da cultura afro-brasileira. Durante a ditadura militar no Brasil, precisou deixar o país e buscou asilo na Bolívia e em seguida no Chile. Voltando ao Brasil, teve que viver na clandestinidade e foi preso por três vezes.
Defensor dos direitos humanos, em uma atitude heróica impediu o linchamento de um acusado de roubo no mês de agosto em Copacabana. Naquela mesma situação, um policial assistia à violência praticada por populares e nada fez. Joel, aos 74 anos, impediu o que poderia ser o assassinato do acusado.
Estamos de luto. Mais que um colega de profissão, Joel foi um mestre para muitos jornalistas que hoje fazem de seu ofício uma ferramenta para a transformação da sociedade. Como diria o compositor Ali Primera, “os que morrem pela vida não podem ser chamados de mortos”. Joel partiu fisicamente, mas continuará vivo em nossa luta por uma sociedade justa e igualitária, livre de toda e qualquer forma de preconceito.
Joel Rufino, presente!

Mais notícias