Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasPrazo para ser jurado em processo penal termina nesta quinta

Prazo para ser jurado em processo penal termina nesta quinta

Se você gosta de julgar, com imparcialidade, crimes de diversos tipos, contribuindo para a penalidade ou liberdade de um acusado, você pode se tornar jurado em um processo criminal. Para tal, você tem até o dia 17 de agosto para se voluntariar junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

No entanto, a aprovação do nome indicado ficará a cargo do II Tribunal do Júri da Comarca da Capital e só será conhecida no dia 10 de outubro, sendo que os selecionados só atuarão em 2018.

Vale ressaltar que os jurados têm acesso aos autos processuais, cabendo a eles, em um julgamento, formular perguntas ao réu e às testemunhas, por intermédio do juiz presidente, e requerer acareações, esclarecimento de peritos, entre outras funções. No exercício dessa função, nenhum desconto será feito nos vencimentos ou salário do jurado sorteado que comparecer à sessão do júri.

Para ser jurado, o candidato precisa ter mais de 18 anos, residir no município do Rio de Janeiro, ter notória idoneidade moral e informar seu nome, qualificação completa e profissão, endereço completo e todos seus telefones (residencial, profissional e celular).
Se você quer ser um jurado, envie os dados solicitados para o email sindicato-rio@jornalistas.org.br. Mas, atenção! O serviço de jurado é obrigatório, por lei. Dessa forma, não é possível voltar atrás, sob pena de sofrer sanções legais.

Mais notícias