Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasPrêmio Abdias anuncia trabalhos vencedores

Prêmio Abdias anuncia trabalhos vencedores

A noite da última segunda-feira (12/11), no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, exaltou o jornalismo que destaca as lutas dos negros brasileiros e o combate o preconceito. A segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo consagrou oito trabalhos, de diferentes estados do País.
Na categoria televisão, a vencedora foi Luciana Barreto. Junto com sua equipe, a jornalista fez a reportagem Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade, veiculada na TV Brasil. “Quando a gente compilou os números (para a matéria), percebemos que a realidade era muito dura. Tivemos que pensar em como não fazer as pessoas chorarem em casa”, conta Luciana.
Na mesma categoria, Miriam Leitão e Claudio Renato receberam menção honrosa pelo trabalho A arqueologia da escravidão, da GloboNews. “Foi um reportagem emocionante de fazer. Chamei historiadores negros, jovens, que pudessem contar a chegada dos negros pelo (cais do) Valongo”, lembra Miriam. “Todos os trabalhos que estão na disputa são muito bons”, completa.
Na Mídia Impressa, os vencedores foram Antonio Gois e Alessandra Duarte, com a matéria Desigualdade em trabalhos iguais, de O Globo. O texto revela as diferenças salariais no mercado de trabalho em função da cor da pele a partir de dados do IBGE. “Negros ganham menos do que brancos e mulheres ganham menos do que homens, inclusive no jornalismo”, atesta Gois, expondo o reflexo do preconceito que foi retratado em números na reportagem.
A noite de entrega dos prêmios reservou uma surpresa para o professor e jornalista Muniz Sodré. Ele recebeu uma placa do Prêmio Abdias pela sua militância no combate ao racismo e pela luta em nome da diversidade cultural. “Abdias Nascimento se arriscou para garantir o protagonismo do negro na sociedade brasileira. A palavra da libertação e da afirmação do negro ninguém para mais”, afirma Sodré.
O evento foi finalizado com a participação do também jornalista Heraldo Pereira, que falou da longa caminhada contra o preconceito, e com show de samba da Tia Surica com participação especial da cantora Mariene de Castro.
Foto: Ierê Ferreira
Confira a lista dos vencedores da segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo:
Mídia Impressa
Antonio Gois e Alessandra Duarte, Desigualdade em trabalhos iguais, O Globo – RJ
Televisão
Luciana Barreto e equipe, Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade, TV Brasil – RJ
Menção honrosa: Míriam Leitão e Claudio Renato, A arqueologia da escravidão – Cemitérios dos Pretos Novos e Cais do Valongo, Globo News – RJ
Rádio
Nestor Tipa Junior, Quilombos urbanos, Rádio Gaúcha – RS
Especial de Gênero
Ed Wanderley, Negra é minha cor, Diário de Pernambuco – PE
Internet
Priscila Borges, UNB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas, Portal iG – DF
Mídia Alternativa ou Comunitária
Tatiana Félix, Karol Assumção, Natasha Pitts e Rogeria Araujo, Série Negros no Ceará: Redenção?, Agência Adital – CE
Fotografia
Nilton Fukuda, Excluídos pelo Crack, O Estado de São Paulo – SP

Mais notícias