Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaque 2Querem enrolar: patrões atrasam contraproposta para assessores

Querem enrolar: patrões atrasam contraproposta para assessores

Os próximos passos são cruciais para garantir um bom acordo coletivo para os assessores de imprensa do Rio de Janeiro: intensificação de visitas e conversas com os profissionais nas próprias agências de comunicação e a realização de uma assembleia representativa. Contudo, ainda é preciso que o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco) envie, finalmente, sua contraproposta.
Durante reunião na primeira semana de março entre a comissão de negociação e representante patronal, o Sinco garantiu enviar uma resposta até o dia 12. Porém, com este atraso, os empresários claramente mostram que querem enrolar, ganhar tempo, protelar mais ainda as negociações. A categoria não permitirá!
Após novo contato do Sindicato dos Jornalistas, um dos representantes do Sinco afirmou nesta quarta-feira (21/3) que a contraproposta não foi enviada porque a entidade aguarda a resposta dos trabalhadores em relação a uma carta – a ser assinada por ambas as partes – informando às assessorias de comunicação sobre visitas de representantes sindicais. Neste ano, algumas empresas proibiram conversas de diretores do Sindicato dos Jornalistas com profissionais em seus locais de trabalho – mesmo esta permissão constando na convenção coletiva do segmento.
Esta carta, já ratificada, no entanto, não tem a menor influência sobre a resposta do Sinco – e os patrões têm ciência de que a categoria aguarda justamente a contraproposta para intensificar visitações a assessorias e convocar nova assembleia.
Na última rodada de negociação, no início do mês, o representante do Sinco reafirmou que os empresários do setor não abrem mão do subpiso para os recém-formados, chamado por ele de “piso de ingresso”. A comissão de negociação do Sindicato dos Jornalistas deixou claro que, com os termos apresentados pelo patronato, as negociações não avançariam.
Texto atualizado às 18h51 de 26 de março de 2012.

Mais notícias