Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasRádio Tupi mente à Justiça e gera impasse com trabalhadores em audiência...

Rádio Tupi mente à Justiça e gera impasse com trabalhadores em audiência de conciliação no TRT

Não houve consenso entre a Rádio Tupi e os trabalhadores em greve na segunda audiência de conciliação nesta segunda-feira no Tribunal Regional do Trabalho. O impasse nas negociações foi provocado pela própria empresa, que chegou a dizer ao juiz que os salários dos funcionários estavam todos pagos. A Justiça, porém, não comprou a versão e acatou a verdade: os trabalhadores estão há seis meses sem receber salários, não tiveram 13º em 2015 e em 2016 e estão sem os depósitos de FGTS e INSS.
A empresa também mentiu ao dizer que a dificuldade de pagamento se deve à greve de 30 dias, que deixou a emissora fora do ar. O argumento foi rechaçado pelo advogado do Sindicato dos Radialistas, que afirmou que a rádio não ficou fora do ar e que os atrasos salariais ocorrem pelo menos desde 2014. O juiz disse que emitirá seu parecer somente após o Carnaval, ainda sem data marcada.
Emissora demite funcionários sem justa causa e por telegrama
Enquanto isso, a Rádio Tupi segue em uma ofensiva contra a greve legítima dos trabalhadores. Nesta segunda-feira – coincidentemente Dia Mundial do Rádio -, funcionários da Tupi começaram a receber telegramas em suas casas informando demissão por justa causa com base no artigo 482 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que permite dispensa em caso de desídia. O termo significa desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade e preguiça.
Na semana passada, o comunicador Haroldo de Andrade Júnior foi demitido apesar de liminar judicial que proíbe dispensas de trabalhadores em greve na Tupi. Dias antes, com ameaças e promessas de pagamento, a emissora fez com que parte dos trabalhadores abandonasse a greve.

Mais notícias