Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioDestaque 2Relação trabalhista na imprensa sindical será tema de seminário

Relação trabalhista na imprensa sindical será tema de seminário

O Sindicato dos Jornalistas vai organizar um seminário para debater a relação trabalhista de assessores de imprensa sindical. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última terça-feira (27/3), no auditório do SJPMRJ.
A reunião discutiu também a possibilidade da criação de um acordo coletivo voltado aos profissionais do segmento. Atualmente, estes jornalistas não estão abrigados na convenção de assessores de imprensa – que inclui empresas de comunicação – e também não estão inseridos na convenção dos jornalistas de redação. Este assunto será um dos temas do seminário, com data a ser definida.
Durante o trabalho no setor de comunicação de sindicatos e entidades de classe, o jornalista muitas vezes é levado a fazer papel de assessor político e também enfrenta o acúmulo de função, fazendo as vezes de repórter, diagramador e fotógrafo, por exemplo.
Além disso, há uma disparidade salarial muito grande no que é pago ao segmento. Não há uniformidade nas garantias trabalhistas aos jornalistas. Cada entidade tem sua política de remuneração, algumas incluem bons benefícios enquanto outras mal pagam salários.
A organização dos trabalhadores deste segmento, algo pioneiro no Brasil, tem por objetivo atacar estes problemas e buscar soluções em conjunto.

Mais notícias