Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioDestaque 2Rio vai sediar congresso mundial de jornalismo investigativo

Rio vai sediar congresso mundial de jornalismo investigativo

A cidade do Rio de Janeiro deve receber cerca de 1,2 mil jornalistas – sendo 400 do exterior – em outubro de 2013. Esta é a estimativa para dois congressos voltados à área de jornalismo investigativo que serão realizados ao mesmo tempo, na PUC-Rio.
Os eventos são organizados pela Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). No ano passado, o Congresso Global do segmento ocorreu em Kiev, na Ucrânia. E lá ganhou força a ideia de trazer o evento para o Brasil.
“O congresso debate os principais temas publicados nos jornais, traz jornalistas de ponta do mundo inteiro”, conta ao Sindicato dos Jornalistas o presidente da Abraji, Marcelo Moreira. Esta será a primeira edição da GIJN fora da Europa. “Sempre costumamos ter um jornalista principal nestes eventos”, destaca Moreira, sobre a programação, repleta de painéis e workshops.
Antes, ainda este ano, a Abraji vai realizar o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo, de 12 a 14 de julho. As inscrições começam em março.
Aqui, mais informações sobre os eventos.

Mais notícias