Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasSemana do Jornalista: Sindicato exibe documentário sobre Tim Lopes e debate violência...

Semana do Jornalista: Sindicato exibe documentário sobre Tim Lopes e debate violência contra jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) inicia a programação especial da Semana do Jornalista nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, com a exibição de “Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes”, seguido de debate sobre segurança e violência contra jornalistas. O evento tem entrada franca e será realizado no auditório João Saldanha (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro do Rio).
A violência contra jornalistas tem ganhado proporções alarmantes no Brasil. Somente no ano passado, o número de casos cresceu mais de 17%, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Estamos em 4º lugar entre os países onde há mais assassinatos de jornalistas, de acordo com a ONG Repórteres sem Fronteiras.
Confira a programação completa da Semana do Jornalista
Semana do Jornalista: Reforma da Previdência em debate no Sindicato nesta quinta-feira
Tim Lopes, assim como outros colegas, faz parte desta triste estatística. Ele foi assassinado por traficantes da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, em 2002, quando apurava uma reportagem para o “Fantástico”, da TV Globo. A sua morte provocou um amplo debate sobre a segurança dos jornalistas no Brasil – um objetivo perseguido até hoje.
O documentário “Histórias de Arcanjo” fala da vida de Tim Lopes a partir da ótica de seu filho, o jornalista Bruno Quintella, atual diretor jurídico do SJPMRJ, produtor da TV Globo e  roteirista do filme. O enredo é conduzido a partir de uma carta escrita pelo pai em 1999, onde Tim alertava Bruno sobre os perigos da vida adulta. A direção é de Guilherme Azevedo.
Após a exibição do filme, Bruno Quintella participa do debate com Mario Andrada, jornalista que atuou como diretor de comunicação da Nike no Brasil e foi chefe de comunicação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e Ubiratan Ângelo, ex-comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro e atual Coordenador de Segurança Humana da ONG Viva Rio no Brasil. A mediação será feita pela jornalista Beth Costa, atual integrante do Conselho Fiscal do SJPMRJ.
Este é o primeiro de uma série de três eventos que compõem a Semana do Jornalista. Na quinta-feira (6), a reforma da previdência proposta pelo governo federal estará em debate. Já na sexta-feira (7), Dia do Jornalista, o Sindicato convida toda a categoria para uma confraternização. Participe!

Mais notícias