Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasSindicato denuncia ilegalidades na escala de trabalho dos jornalistas na cobertura da...

Sindicato denuncia ilegalidades na escala de trabalho dos jornalistas na cobertura da Olimpíada

As empresas de comunicação do Rio estão impondo tarefas hercúleas, e ilegais, para os jornalistas que participam da cobertura da Olimpíada, que começa na próxima sexta-feira (05/08). O Sindicato recebeu denúncias de sobrecarga horária e desrespeito à jornada legal de trabalho de profissionais que atuam em emissoras de TV e rádio e jornais, como Rede Globo, SBT, Record, O Globo, Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Em ofício encaminhado às empresas na tarde desta sexta-feira (29/07), o Sindicato cobra a observância da lei em relação à carga horária e o respeito ao descanso semanal. As denúncias de ilegalidade na escala de trabalho também serão encaminhadas à fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Entre as denúncias relatadas ao Sindicato, há casos em que a escala de trabalho divulgada pela empresa prevê que o jornalista terá que trabalhar 40 dias seguidos sem folga – o que é ilegal. Também há jornalistas trabalhando para além da jornada legal de cinco horas, que só pode ser estendida por mais duas horas com a devida remuneração.
Não é a primeira vez que as empresas de comunicação do Rio violam os direitos trabalhistas em coberturas de grandes evento. O Sindicato denunciou as mesmas práticas durante a Copa do Mundo e o Carnaval. Nos dois casos, além da sobrecarga de trabalho, os jornalistas foram submetidos à precárias condições de segurança e de infraestrutura para o exercício da profissão. Durante os Jogos Olimpícos, o Sindicato permanecerá vigilante na denúncia de violações aos direitos trabalhistas da categoria dos jornalistas. Denúncias podem ser encaminhadas pelo e-mail denuncia@jornalistas.org.br.

Mais notícias