Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSindicato dos Jornalistas cobra providências para falta de segurança na Sapucaí

Sindicato dos Jornalistas cobra providências para falta de segurança na Sapucaí

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro acompanha de perto os desdobramentos do acidente com carro alegórico da escola de samba Paraíso do Tuiuti, que deixou 20 feridos, incluindo cinco jornalistas e comunicadores. Nesta quinta-feira, a diretoria participou de sessão no Ministério Público estadual em que foi traçado um plano emergencial de segurança para o Desfile das Campeãs.
No encontro, a diretoria do Sindicato entregou ao promotor Márcio Guimarães, da Coordenação de Grandes Eventos do MP, sugestões para evitar novos acidentes com profissionais de imprensa na Marquês de Sapucaí. Uma das opções seria o controle da entrada de pessoas credenciadas na pista.
Além de membros do MP, Corpo de Bombeiros, CREA-RJ, Inmetro, Riotur, Liesa, Lierj e Polícia Civil participaram da reunião. Uma comissão será formada para discutir normas de segurança para o Carnaval 2018. À noite, o Sindicato se reuniu com jornalistas que participaram da cobertura na Sapucaí para discutir segurança.
O trabalho da diretoria do Sindicato começou desde os dias do Carnaval, quando esteve nos desfiles dos grupos de Acesso e Especial, representada pelo jornalista e diretor do SJPMRJ, Fábio Tubino. Direto do sambódromo, a nossa diretoria fiscalizou as condições de trabalho dos jornalistas envolvidos na cobertura e prestou apoio aos colegas no acidente com o carro da Paraíso do Tuiuti.
Dos cinco jornalistas feridos, Elisabeth Joffre e Lucia Melo foram os casos mais graves. Barbara Campello, Cacau Fernandes e Severino Silva foram liberados depois de atendidos. Em nota conjunta publicada após o acidente, o Sindicato e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) cobraram reparação às vítimas pelos organizadores do evento.
Sindicato na Avenida
Durante a passagem pela Sapucaí, a diretoria do Sindicato também pôde constatar que a localização da sala de imprensa do Sambódromo dificulta o deslocamento de repórteres e fotojornalistas para a pista. Já as cabines no setor 2 têm a visão prejudicada por estarem posicionadas muito perto da concentração. O Sindicato pretende manter durante todo o decorrer do ano uma relação com a Riotur para que essas situações sejam melhores no ano que vem.
Estiveram presentes na Avenida este ano 318 jornalistas de 249 veículos de 10 Estados do Brasil e 318 jornalistas de 110 veículos da imprensa estrangeira, de acordo com a Riotur.

Mais notícias