Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSindicato entrega Pauta de Reivindicações ao patronato de Jornais e Revistas e...

Sindicato entrega Pauta de Reivindicações ao patronato de Jornais e Revistas e sindicato patronal de Rádio e TV marca para janeiro o inicio das negociações

Os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Sonia Fassini e Marcos Pereira, entregaram, no dia 14 de dezembro, ao presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Município do Rio de Janeiro, Fernando Gimenez, a Pauta de Reivindicações dos jornalistas de jornais e revistas. Na oportunidade, Gimenez assinou o Termo de Garantia da Data-Base, documento que dá garantia à data-base dos trabalhadores desse segmento em 1° de fevereiro de 2018.
Na Pauta de Reivindicações, aprovada na assembleia dos trabalhadores no dia 30 de novembro, o reajuste dos salários dos empregados em empresas de rádio/TV e jornais/revistas deverá ser de 100% da inflação medida pelo INPC acumulada no período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018. Os salários deverão, também, ser reajustados em 6,5% a título de aumento real. Os trabalhadores reivindicam, ainda, que o valor mínimo para a jornada de 5 horas diárias seja estabelecido no valor de R$ 3.600,00, a partir de 1° de fevereiro, data-base dos jornalistas do município do Rio de Janeiro.
A data-base é o período que marca o momento em que os trabalhadores buscam o reajuste salarial anual, aumentos reais da remuneração, a manutenção de benefícios (por exemplo, o vale-refeição) e a obtenção de outros tantos, como plano de saúde etc.
Em janeiro começa a negociação com o Patronato de Rádio e TV
O Sindicato das Empresas de Radiodifusão no Estado do Rio de Janeiro (SERTERJ), em resposta ao Sindicato dos Jornalistas, informou que será dado retorno quanto à assinatura do Termo de Garantia da Data-Base na primeira rodada de negociação. O SERTERJ propõe que a primeira reunião aconteça no dia 18 de janeiro. Na agenda, mais duas reuniões, nos dias 25/1 e 1° de fevereiro.
É hora de pressionar o patronato de rádio e TV para também garantir a data base em 1° de fevereiro de 2018.

Mais notícias