Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioDestaque 2Sindicato entrega relatório de violência contra jornalistas ao ministro Gilberto Carvalho

Sindicato entrega relatório de violência contra jornalistas ao ministro Gilberto Carvalho

O ministro Gilberto Carvalho (secretaria-geral da Presidência) recebeu nesta segunda-feira uma cópia do relatório que compila os casos de violência contra jornalistas ocorridos no Rio desde meados do ano passados. O documento foi entregue pelo diretor do Sindicato José Olyntho Contente Neto em evento no Sindicato dos Bancários do Rio com movimentos sociais sobre a Copa do Mundo.
Antes de entregar o relatório a Carvalho, Olyntho ressaltou que era preciso garantir uma política de segurança que garanta o direito à livre manifestação, sem a interferência truculenta de policiais, que acaba atingindo também os jornalistas – eleitos como alvo em muitas ocasiões.
Gilberto Carvalho é o quarto ministro a receber o dossiê sobre a violência contra jornalistas, lançado em novembro passado, e que tem recebido atualizações constantes por conta do acirramento das agressões contra profissionais de imprensa. Antes dele, José Eduardo Cardozo (Justiça), Thomas Traumann (Secretaria de Comunicação Social) e Maria do Rosário, ex-titular da pasta de Direitos Humanos, já haviam recebido o documento com promessas de resolução para o problema, que só se agravou de lá para cá.
O relatório de casos de agressão contra jornalistas é apenas uma das iniciativas do Sindicato para mitigar a ameaça aos profissionais que cobrem as manifestações populares. Além dele, já foram realizadas uma audiência pública na Câmara Municipal, duas plenárias no auditório do Sindicato, participação em audiência temática na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), notificações às empresas pela adoção de equipamentos de proteção individual adequados, ofícios aos órgãos de segurança e ao Ministério Público com pedidos de providência e diversas notas públicas de repúdio após episódios de violência contra os profissionais.

Mais notícias