Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasSindicato homenageia João Saldanha

Sindicato homenageia João Saldanha

Na última terça-feira (25/07/2017), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) prestou uma homenagem ao jornalista, cronista e treinador João Saldanha, um apaixonado pelo esporte.
O evento João Saldanha – 100 anos” começou com a exibição do documentário João Saldanha (2012), seguido de mesa redonda com os jornalistas Alexandre Mesquita e André Iki Siqueira, mediado pelo diretor do SJPMRJ, Fábio Tubino.

Na mesa, os convidados destacaram a linguagem empregada nas crônicas de Saldanha e seu legado para o Brasil na luta pela democracia, pelos direitos do trabalhador e dos Jornalistas.

A emoção ficou por conta da presença da neta do homenageado. Fernanda Saldanha inaugurou uma placa no auditório, que já leva o nome do avô. De lembrança do evento do SJPMRJ pelo centenário do jornalista, ela recebeu uma placa homenageando João Saldanha.

Os presentes também não saíram “de mãos abanando”. Foram sorteados brindes ofertados pelo Botafogo (time que Saldanha foi técnico). O Jornal do Brasil, veículo em que Saldanha trabalhou por muito tempo, colaborou com o evento brindando o Sindicato com cinco crônicas, inclusive a última escrita por ele, durante a Copa do Mundo de 1990. Colunas JB

Mais notícias