Há mais de dois anos, o grupo português Ongoing assumiu o jornal O Dia com o compromisso de investir no mercado carioca de jornais. Neste curto período, já mudou sua sede para vender o prédio da Rua Riachuelo, que marcou a trajetória e a consolidação do jornal, por mais de 30 anos, como um dos mais importantes do estado e um dos mais vendidos do país.
Após a venda do patrimônio, o grupo, no dia 23 de novembro, novamente surpreendeu negativamente o mercado com a demissão de cerca de 70 profissionais em diversos setores exceto no jornalismo. Isso demonstra que a empresa não cumpriu o compromisso assumido em 2010. Diante dos fatos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro teme pelo futuro do veículo.
O Sindicato está acompanhando atentamente os acontecimentos e espera as próximas movimentações da empresa para tomar as medidas cabíveis, mas não aceitará demissões de jornalistas. Os trabalhadores de O Dia não podem, mais uma vez, pagar por nova “reestruturação” da empresa.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro