Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioDestaqueSindicato patronal afirma que assessor de imprensa não é jornalista

Sindicato patronal afirma que assessor de imprensa não é jornalista

Em uma situação insólita, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vai julgar se é o nosso Sindicato quem deve participar das negociações salariais dos jornalistas em assessorias de imprensa. A Justiça entendeu que a decisão é necessária para acabar com o impasse criado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco), que, em audiência de conciliação nesta quarta-feira (25/11), se recusou a negociar a convenção coletiva desse segmento por não reconhecer o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro como interlocutor. As empresas afirmam que a convenção dos assessores deve ser acordada somente com a entidade sindical que representa os publicitários.
 
 
Assessores de imprensa são jornalistas e ponto. Não podemos, de modo algum, permitir esse retrocesso contra a nossa categoria. A ofensiva dos patrões é perversa. Além de negar o piso salarial, precarizar, terceirizar e pejotizar, as empresas querem rasgar nossos diplomas. A valorização de nossa categoria depende da união de cada um de nós. Vamos, juntos, encampar uma ampla campanha “Assessor de imprensa é jornalista”. Compartilhe nas redes sociais!
 
Entenda
O impasse das empresas obstrui as negociações do segmento desde 2012. No ano passado, o Sindicato tentou uma mediação com os patrões na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Rio. Na ocasião, as empresas também bateram na tecla que não empregam jornalistas. Sem acordo, o caso se transformou em ação na Justiça do Trabalho. Após o julgamento do reconhecimento do jornalista como assessor, o TRT poderá decidir sobre o dissídio do segmento de assessoria de imprensa. Os sindicatos terão cinco dias úteis para apresentar suas argumentações. A data do julgamento será agendada em seguida.

Mais notícias